Três provas distintas no Vinhos em Cena 2018

Mais do que uma montra de vinhos e produtos gastronómicos, o Vinhos em Cena quer também servir de ponto de encontro para quem quer ficar a saber mais sobre as artes vinícolas.

Convidámos três enólogos para servirem de guia nesta descoberta que promete surpreender os mais exigentes enófilos em três provas distintas que acontecem nos dias 23, 24 e 25 de março no Teatro Tivoli BBVA.

De que forma é que os solos influenciam as características dos vinhos?

Se já se questionou sobre isto, a “Prova de Solos”, proposta por Osvaldo Amado, é a ideal para esclarecer dúvidas. O enólogo e especialista em solos vai explorar a relação entre as castas e o respetivo “terroir” e explicar como tudo isto se traduz em vinhos diferenciados.

Os vinhos velhos são superiores aos vinhos novos?

A enóloga Vera Moreira leva-nos a conhecer o “Ciclo da Vida de um Vinho” e poderá responder a esta pergunta, mostrando que o vinho, tal como um organismo vivo, evolui e apresenta diferentes características nas diversas fases da sua existência. Melhor ou pior? Talvez seja apenas… diferente.

Quer descobrir novas castas?

Mário Louro quer despertar a curiosidade para as 9.000 castas existentes no mundo e mostrar que há muito por descobrir na prova “Varietais que nunca provámos”. É provável que venha a desvendar alguns segredos do enólogo e diretor técnico do Vinhos em Cena nesta prova.

Programa disponível em: https://www.teatrotivolibbva.pt/pt/event/156/vinhos-em-cena