O espírito dos lugares à mesa das Aldeias do Xisto


Durante as próximas duas semanas os segredos e os sabores mais autênticos da gastronomia regional vão ser servidos à mesa dos restaurantes das Aldeias do Xisto. Vários chefes convidados juntaram-se aos chefes locais para juntos investigarem e descobrirem a verdadeira essência dos lugares, os produtos mais genuínos e os saberes gastronómicos ancestrais. Desse encontro criaram em conjunto os Menus Espírito do Lugar. Durante a Xisto Week estes segredos vão ser revelados. Sente-se à nossa mesa e…bom apetite!
 
A partir do próximo dia 26 de janeiro e até ao dia 14 de fevereiro de 2018, as Aldeias do Xisto promovem um dos eventos mais saborosos do país: a Xisto Week, uma iniciativa que juntou vários chefes de cozinha numa celebração da autêntica gastronomia regional ao criarem menus únicos. Vai ser possível prová-los na rede de restaurantes das Aldeias do Xisto. E prepare-se, porque em alguns desses jantares ambos os chefes vão estar presentes para lhe explicarem tudo o que está a saborear.
 
Dando continuidade ao projeto de investigação e experimentação gastronómica “À Mesa com as Aldeias do Xisto” em parceria com a Nuno Nobre Consultoria, que já havia revelado os Menus Degustação, chega agora a vez de mergulhar com todos os sentidos no que há de mais genuíno em cada aldeia. Fomos a cada um desses lugares, promovendo o encontro entre chefes convidados e chefes e produtores locais…e demorámo-nos por lá, para perceber o que liga as pessoas à terra que as rodeia e da qual sempre viveram. Descobrimos histórias, raízes, tradições, saberes, emoções, cumplicidades. E depois fomos para a cozinha honrar o espírito desse lugar através de cocriações gastronómicas únicas: os Menus Espírito do Lugar.
 
Sopa na panela de ferro, cabrito estonado em forno de lenha, couve recheada com migalhada de chanfana, broa de enchidos, canja de pato do rio, tigelada da terra com geada, crocante de nabada de Semide, são algumas das iguarias que poderá degustar entre 26 de janeiro e 14 de fevereiro. «Os menus foram preparados tendo em conta as ligações territoriais e os lugares, estando muito relacionados com o mais autêntico de cada aldeia. A Xisto Week vai ter criações únicas que resultam de uma troca de experiências entre os chefes dos restaurantes e os chefes convidados que, para esta iniciativa, fizeram uma investigação imersiva que resultou depois numa cocriação destes menus. Queremos sobretudo celebrar a gastronomia, os sabores genuínos, a vida!», explica Rui Simão, coordenador da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto.
 
Jantares a 4 mãos
Para além dos menus Espírito do Lugar, disponíveis em permanência nos restaurantes, em alguns dias o chefe convidado junta-se ao chefe residente para um jantar especial a 4 mãos, demonstrando in loco como se confecionam os pratos e revelando alguns segredos e histórias deste menu exclusivo. O primeiro jantar está já marcado para dia 3 de fevereiro, no Restaurante O Buke, do Villa Pampilhosa Hotel, que juntará o Chefe residente Flávio Silva, com o chefe convidado Vasco Lello.
 
Os menus Espírito do Lugar e os jantares a 4 mãos podem ser reservados através da plataforma bookinxisto.com.
 
Restaurante e Chefes
Aqui está a lista de restaurantes onde poderá saborear os Menus Espírito do Lugar e os nomes dos chefes que os criaram:
  • Restaurante Adega dos Apalaches
Roqueiro, Oleiros
Chefe André Ribeiro e Chefe Nuno Diniz
  • Restaurante Fiado
Aldeia do Xisto de Janeiro de Cima, Fundão
Chefe Filipe Aires e Chefe Rodrigo Castelo
  • Restaurante Museu da Chanfana
Parque Biológico da Serra da Lousã, Miranda do Corvo
Chefe Vitor Fernandes e Chefe Luis Miguel Rodrigues
  • Restaurante O Pascoal
Aldeia do Xisto de Fajão, Pampilhosa da Serra
Chefe Lucília Simão e Chefe Vasco Lello
  • Restaurante João Brandão
Hotel Rural Quinta da Geia, Aldeia do Xisto de Aldeia das Dez, Oliveira do Hospital
Chefe Margarida Nunes e Chefe Vasco Lello
  • Restaurante Sabores da Aldeia
Aldeia do Xisto de Candal
Chefe Mário Meira e Chefe Luís Miguel Rodrigues 
  • Restaurante O Buke
Villa Pampilhosa Hotel, Pampilhosa da Serra
Chefe Flávio Silva e Chefe Vasco Lello
  • Restaurante Santo Amaro
Sertã
Chefe Nelito e Chefe Rodrigo Castelo
  • Restaurante Casa Ti Augusta
Aldeia do Xisto de Figueira, Proença-a-Nova
Chefe Lúcia Matias e Chefe Rodrigo Castelo
  • Restaurante Varanda do Casal
Aldeia do Xisto de Casal de São Simão, Figueiró dos Vinhos
Chefe Maria Antunes e Chefe Rodrigo Castelo
  • Restaurante D. Sesnando
Penela
Chefe Dona Minda e Chefe Luís Miguel Rodrigues