projetos

BISCA DOS 3

Com base no jogo de cartas popular da bisca, deram-se 3 tachos a 3 amigos que se encontraram numa das esquinas do bairro da Mouraria em Lisboa. Juntos, à mesa, criaram o Bisca dos 3, um novo pop up gastronómico que celebra a cozinha tradicional portuguesa. São eles: Nuno Nobre, consultor e gastrónomo, e os chefes de cozinha, Luís Rodrigues e Vasco Lello. Em comum: a paixão pela gastronomia. Unindo as experiências de cada um, o Bisca dos 3 parte de uma pesquisa sobre a história da culinária portuguesa, identificação de receituário tradicional e criação de menus inspirados em momentos gastronómicos que marcaram épocas e mesas de figuras ilustres (escritores e outras figuras públicas). Em qualquer lugar ou evento que faça sentido cozinhar e partilhar sabores portugueses de sempre o Bisca dos 3 lá estará… Vai a jogo?
>> Follow us: http://nunonobre.com/2018/05/23/bisca-dos-3-primeira-partida/

 

FESTIVAL INTERNACIONAL OURIÇO-DO-MAR

Criado por Nuno Nobre e produzido em parceria com o Município de Mafra, desde 2015 que a Ericeira recebe o Festival internacional do Ouriço-do-Mar, certame único em Portugal e no mundo. Em 2018, celebra-se a 4ª edição que continuará a promover e valorizar este recurso e a potenciar a economia local associada. Além de jornadas científicas sobre a espécie ameaçada, há mostra gastronómica em restaurantes que dão a provar esta iguaria, sessões de show cooking com chefs conceituados nacionais e internacionais e experiências cientificas e turísticas para conhecer e interpretar o habitat e os fatores sociais e ambientais que ameaçam este caviar português. Nuno Nobre conta com vários parceiros estratégicos, tais como: faculdades, cientistas, startups, empresas públicas e privadas, cozinheiros, investigadores, entre outros, que se reúnem no Festival para debater o estado atual e futuro da situação sobre a pesca e o cultivo do ouriço-do-mar, bem como as estratégias para levar a cabo a sua exploração económica sem provocar impactos nas populações selvagens. No seguimento do Festival já estão a ser desenvolvidos os projetos Ouriceira Mar – que integra o estudo sobre a ecologia e a exploração de ouriços-do-mar na Ericeira e regiões adjacentes – e o Ouriceira Aqua – que visa criar as bases para o cultivo da espécie na região e em Portugal.
>> Follow us: http://nunonobre.com/2018/03/15/4-o-festival-internacional-ourico-do-mar/

 

PLATICEMAR

O projeto PLATICEMAR – Plataforma de Consolidação do Setor TICE e Empreendedorismo na Economia do Mar – desenvolvido em parceria com a Nuno Nobre Consultoria – tem como objetivo fomentar o empreendedorismo na Economia do Mar. Iniciado em Setembro 2017 pela Inova-Ria, conjuntamente com os parceiros Fórum Oceano, ACIFF, NERLEI e Sines Tecnopolo, tem por base o incremento da cooperação e inovação do setor, decorrente da aplicabilidade das TICE nos processos produtivos, tornando-as operacionalmente mais eficientes e aumentando a sua sustentabilidade alicerçando-se nas metas da Estratégia Nacional para o Mar e das estratégias regionais/nacionais de especialização inteligente/RIS2 e da iniciativa SmartCoast.
>> Follow us: https://www.facebook.com/platicemar/

 

À MESA COM AS ALDEIAS DO XISTO

“À Mesa com as Aldeias do Xisto” é um projeto de investigação e experimentação gastronómica de Nuno Nobre em parceria com as Aldeias do Xisto que mergulha com todos os sentidos no que há de mais genuíno em cada uma das aldeias. Vamos a cada um desses lugares, promovendo o encontro entre cozinheiros convidados e cozinheiros e produtores locais, e demorámo-nos por lá, para perceber o que liga as pessoas à terra que as rodeia e da qual sempre viveram. Descobrimos histórias, raízes, tradições, saberes, emoções, cumplicidades. E depois vamos para a cozinha honrar o espírito desse lugar através de cocriações gastronómicas únicas: os Menus Espírito do Lugar e outros momentos autênticos de gastronomia.
>> Follow us: http://www.aldeiasdoxisto.pt

 

MEDCINE

O MedCine é um festival de cinema médico que pretende trazer ao público de Lisboa o que de mais relevante se produziu nos últimos dois anos a nível internacional. Cinema médico, neste contexto, tem uma latitude vasta e extravasa em muito a perspectiva técnica, funcional e documental. Fazem parte do universo do MedCine todos os filmes que se relacionam de algum modo com a medicina mas também com a saúde e com a doença, com a vida e com o trabalho da sua preservação. O MedCine é composto maioritariamente por sessões de visionamento de filmes mas dele fazem parte algumas outras actividades paralelas e complementares.
>> Follow us: http://www.medcine.pt

 

ENDÒGENOS

Criado em 2013, é um projeto que promove a preservação e valorização dos produtos locais portugueses, produtores e suas origens. Organiza tertúlias, menus tradicionais e jantares fine dinning que reúnem produtores, cozinheiros, chefs, jornalistas, líderes de opinião, enólogos e empreendedores. Desde 2013, conta com mais de duas dezenas de jantares de valorização com produtos locais portugueses, tais como: Medronho, Fava, Capão, Carapau Seco, Tremoço, Percebes, Berbigão, Ouriço-do-mar, Sardinha, Cavala, Lampreia entre outros provenientes de várias regiões de Portugal. Participa regularmente em eventos gastronómicos através de wokshops e show cookings.
>> Follow us: http://www.facebook.com/endogenos