projetos

GO FOODIES

O Go Foodies é um conceito que aposta na valorização científica e turística, através do melhor que se produz e cozinha no país e no mundo. Um projeto experiencial de food tours and experiences que vai muito além do turismo gastronómico mas que acredita que o sabor é tudo. Produzimos food tours e viagens únicas porque há produtos / pratos / menus que são um destino só por si. Divulgamos produtos portugueses dos quais temos tanto orgulho que queremos partilhá-los. Ensinando como se fazem, revelando de onde vêm, indicando como os podemos preservar. Queremos levá-lo a experiências e aventuras de todos os sabores pela rota do autêntico em Portugal e no estrangeiro. A nossa missão é surpreender todos. Tanto os que vivem em Portugal mas querem conhecer melhor o que de bom cá se faz como quem nos visita de fora e não quer ficar pelo óbvio. Do norte ao sul, passando pelas ilhas, organizamos percursos inesquecíveis e revelamos aquilo que só os insiders conhecem.

 

FESTIVAL INTERNACIONAL DO OURIÇO-DO-MAR

Criado por Nuno Nobre e produzido em parceria com o Município de Mafra, desde 2015 que a Ericeira recebe o Festival internacional do Ouriço-do-Mar, certame único em Portugal e no mundo. Em 2018, celebra-se a 4ª edição que continuará a promover e valorizar este recurso e a potenciar a economia local associada. Além de jornadas científicas sobre a espécie ameaçada, há mostra gastronómica em restaurantes que dão a provar esta iguaria, sessões de show cooking com chefs conceituados nacionais e internacionais e experiências cientificas e turísticas para conhecer e interpretar o habitat e os fatores sociais e ambientais que ameaçam este caviar português. Nuno Nobre conta com vários parceiros estratégicos, tais como: faculdades, cientistas, startups, empresas públicas e privadas, cozinheiros, investigadores, entre outros, que se reúnem no Festival para debater o estado atual e futuro da situação sobre a pesca e o cultivo do ouriço-do-mar, bem como as estratégias para levar a cabo a sua exploração económica sem provocar impactos nas populações selvagens. No seguimento do Festival já estão a ser desenvolvidos os projetos Ouriceira Mar – que integra o estudo sobre a ecologia e a exploração de ouriços-do-mar na Ericeira e regiões adjacentes – e o Ouriceira Aqua – que visa criar as bases para o cultivo da espécie na região e em Portugal.

 

MEDCINE

Festival de cinema que pretende realçar a qualidade e rigor de certas produções cinematográficas no contexto das ciências da saúde, a realizar em Lisboa, em Maio de 2018.

 

ENDÒGENOS

Criado em 2013 por Nuno Nobre em parceria com o cozinheiro António Alexandre, é um projeto que promove a preservação e valorização dos produtos locais portugueses, produtores e suas origens. Organiza tertúlias, menus tradicionais e jantares fine dinning que reúnem produtores, cozinheiros, chefs, jornalistas, líderes de opinião, enólogos e empreendedores. Desde 2013, conta com mais de duas dezenas de jantares de valorização com produtos locais portugueses, tais como o Medronho, Fava, Capão, Carapau Seco, Tremoço, Percebes, Berbigão, Ouriço-do-mar, Sardinha, Cavala, Lampreia entre muitos outros provenientes de várias regiões de Portugal. Participa regularmente em eventos gastronómicos através de wokshops e show cookings.