food travel


Projeto de food travel que cruza a pedagogia e ciência com o melhor da gastronomia nacional e internacional. Privilegiando a autenticidade acima de tudo, propomos viagens reais pelo universo dos sabores que podem começar (ou acabar) na nossa cozinha experimental em parceria com a Universidade Lusófona e levar-nos por Portugal e o mundo.

Ao Sabor da Experiência

Viagens que vão muito além do turismo gastronómico mas que acreditam que o sabor é tudo. Produzimos viagens gastronómicas porque há produtos / pratos / menus que são um destino só por si. Queremos levá-lo a conhecer pessoas, lugares e a viver experiências de todos os sabores pela rota do autêntico em Portugal e no estrangeiro.
A nossa missão é surpreender todos. Tanto os que vivem em Portugal mas querem conhecer melhor o que de bom cá se faz como quem nos visita de fora e não quer ficar pelo óbvio. De norte ao sul, passando pelas ilhas, organizamos percursos e roteiros inesquecíveis e revelamos aquilo que só os locais conhecem. Lá fora, igual.

World Tour

Apresentado em de 2017, é em 2018 que o Go Foodies inicia uma programação regular e mundial com viagens irresistíveis para todos os que fazem da gastronomia um estilo de vida. Tratando-se de uma iniciativa que se quer abrangente na área do lifestyle, houve um tema que se apresentou como imprescindível e unificador: o mar. E o muito que ele nos dá.
Assim sendo, impunha-se agendar uma World Tour,que levasse o mar português a algumas das cidades mais importantes do mundo. A digressão começou nos Açores, e teve como protagonista as algas do arquipélago. Realizado in loco, pretendeu unir a observação, identificação e apanha de um produto que é cada vez mais valorizado na alimentação e não só, tanto dentro como fora de Portugal. Combinando a expertise dos maiores cientistas da área no nosso país com a de cozinheiros na degustação, realizou-se um jantar temático intitulado 5 Algas, 5 Cientistas, 5 Pratos que marcou o arranque da primeira etapa desta digressão tão didática quanto deliciosa. As próximas etapas passam por cidades como: Madrid, Barcelona, Londres, Roma, Lima, Maputo, entre outras.

Cozinha Aberta

… Aberta à pedagogia. Aberta à experimentação. Aberta a alunos, professores e público em geral. É a Go Foodies Open Kitchen na Universidade Lusófona. Um espaço que, mais do que o Cook Lab que tem sido até agora, vai transformar-se num palco de iniciativas que vão cruzar o ensino da gastronomia (e tudo que com ela está relacionado) com o prazer dos sabores genuínos.

Por se situar nas instalações de uma das mais importantes universidades portuguesas, a Go Foodies Open Kitchen vai ter um programa de sessões pedagógicas nas quais se pretende, além de outros objetivos, abordar a necessidade de introduzir, de uma forma sistemática, as indicações nutricionais nos menus, de forma a que consciencialização daquilo que comemos seja uma realidade cada vez maior. Uma medida que, numa altura em que a preocupação com a alimentação é a regra – e já não a exceção – se deveria generalizar. E é num espaço que ensina a gastronomia que o processo tem de ser iniciado.

Mas porque a gastronomia é também e acima de tudo um estilo de vida, na Go Foodies Open Kitchen vão organizar-se workshops abertos a todos os que queiram participar – mediante inscrição – em que se vão revelar/cozinhar/provar sabores autênticos, nacionais ou internacionais. Mais do que ensinar técnicas sofisticadas, os chefs, produtores e outros profissionais convidados vão mostrar como os produtos simples, que fazem parte da nossa memória gastronómica e cultural, são os que nos mais satisfazem e inspiram. E os que nos fazem querer viajar para os conhecer melhor. Seja à mesa ou em provas in loco.

Na Go Foodies Open Kitchen da Lusófona a gastronomia e a autenticidade vão ser rainhas. À volta delas vai falar-se do que queremos comer e de como o devemos fazer de forma a tirar o máximo partido de alimentos que cada vez mais respeitamos.