Acha que os ouriços são todos iguais? Os chefs vão mostrar-lhe que não

O 4.º Festival internacional Ouriço-do-Mar da Ericeira propõe-lhe uma viagem de sabores pelos ouriços de Portugal, guiada pelos melhores cozinheiros nacionais e internacionais, incluindo o italiano Marco Martini, que chega de Roma e que conta já com uma estrela Michelin no seu currículo.

A partida dos show cookings é dada, claro, pela zona mais “ouriceira” do país – a Ericeira. Daí, seguimos para norte, passando por Peniche, Espinho e Afife (Viana do Castelo), antes de descer até ao Algarve para saborear os ouriços de Vila do Bispo, mostrando assim várias regiões de origem dos cozinheiros e gastrónomos convidados.

É uma oportunidade única de provar (e comprovar) que existem diferenças entre os ouriços nacionais. Nos dias 24 e 25 e março, os chefs presentes vão partilhar os seus conhecimentos e experiência a avaliar as características que diferenciam os ouriços, a mostrar como se deve manipular esta iguaria requintada e a preparar degustações que privilegiam um dos mais especiais sabores do mar.

O cenário vai ser o tradicional mercado municipal da Ericeira, conhecido pela qualidade e frescura do peixe e do marisco que se expõem e vende nas suas bancas – como não podia deixar de ser numa vila piscatória voltada para o mar.

Por lá vão passar chefs como Vasco Lello (Memmo Príncipe Real Hotel), Rodrigo Castelo (Taberna Ó Balcão, Santarém), Bruno Moreira-Leite (Alga4Food, Brasil), José Pinheiro (Eira do Mel, Vila do Bispo), Emídio Concha de Almeida (Confraria da Caldeirada de Peixe e do Camarão de Espinho), o açoreano António Cavaco ou Margarida Bessa Rego.

A participação é gratuita. Esperamos por si.

Horário dos show cookings: 24 e 25 de março das 16:00 às 18:00.

Programa do Festival:
https://www.cm-mafra.pt/sites/default/files/folhetotriptico_festivaldoourico2018.pdf